
Escola Secundária da Trofa abrangida pelos contratos com a autarquia
Foto: Câmara da Trofa
A Câmara da Trofa está decidida a investir na área da educação no concelho, tendo celebrado acordos de cooperação com a comunidade educativa, nomeadamente com o Agrupamento de Escolas da Trofa e com o Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro. O financiamento de atividades e a manutenção de equipamentos serão da competência da autarquia.
Com esta medida, a autarquia pretende adotar um modelo de gestão "de proximidade", assumindo responsabilidades no que toca à "gestão corrente dos estabelecimentos de ensino, a manutenção e conservação das instalações escolares, bem como a aquisição de bens e serviços essenciais ao normal desenvolvimento da atividade letiva".
Os contratos celebrados contemplam o financiamento de atividades e projetos pedagógicos, ações de promoção do sucesso escolar, iniciativas de apoio ao desenvolvimento pessoal e social dos alunos, bem como outras medidas de carácter educativo que contribuem para a igualdade de oportunidades no acesso à educação.
Além disso, a Câmara da Trofa assegura apoio logístico e administrativo aos agrupamentos, reforçando a "articulação entre o poder local, os órgãos de gestão escolar e a restante comunidade educativa". A reparação e manutenção dos equipamentos também está abrangida pelas competências camarárias.
"A educação é uma prioridade estratégica para a autarquia, razão pela qual continuamos a investir de forma consistente no apoio aos nossos Agrupamentos de Escolas, garantindo não só os recursos necessários ao seu funcionamento, mas também apoios e complementos educativos que promovam a igualdade de oportunidades, o sucesso escolar e melhores condições para toda a comunidade educativa", assinalou o presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Araújo.

