A Câmara da Trofa lançou uma oferta pública de aquisição de 100 casas, em construção ou a construir, para responder a carências habitacionais no concelho.
Corpo do artigo
A operação integra-se no Programa 1.º Direito, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A compra das 100 habitações representa um investimento de 15,3 milhões de euros, financiado através do acordo de colaboração entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e o Município da Trofa, no âmbito da Estratégia Local de Habitação do concelho e do Programa 1.º Direito.
As frações "destinam-se a serem entregues a pessoas elegíveis ao abrigo do 1.º Direito, ou seja, pessoas que vivem em condições indignas e cuja situação de carência financeira as impede de aceder a soluções habitacionais no mercado". Em causa está a aquisição de 40 casas de tipologia T1, 40 de tipologia T2 e 20 frações de tipologia T3.
"Esta oferta pública de aquisição demonstra que o Município da Trofa está fortemente empenhado em garantir condições de vida dignas para todos os Trofenses. A aquisição destas 100 habitações, ao abrigo do programa 1.º Direito, representa um passo decisivo na resposta às necessidades habitacionais de muitas famílias com baixos rendimentos e de jovens que procuram uma primeira habitação. Trata-se de um investimento com um impacto social muito significativo, que demonstra o nosso compromisso com a coesão social e com a construção de um concelho mais inclusivo e equilibrado”, afirma o presidente da Câmara da Trofa, António Azevedo, citado em comunicado da autarquia.
No âmbito da operação lançada pela Câmara, "podem apresentar propostas de venda de frações habitacionais em construção ou a construir, as pessoas singulares ou coletivas, de direito público ou privado, nacionais ou estrangeiras", pormenoriza a Câmara da Trofa. As propostas devem ser apresentadas até às 17 horas de 9 de agosto. A apresentação das propostas de venda é por via eletrónica através do e-mail geral@mun-trofa.pt, mediante o preenchimento do formulário disponibilizado no site do município, onde poderão ser encontradas mais informações sobre o processo.