Circuitos turísticos na cidade arrematados acima de 1000% do valor base. Lugar para São Jacinto ficou deserto.
Corpo do artigo
A hasta pública para atribuição da exploração de Circuitos de Transportes Turísticos no município de Aveiro rendeu esta terça-feira 286500 euros aos cofres da autarquia. Os lugares de estacionamento e percursos associados, destinados a um comboio turístico e três veículos tipo tuk-tuks na cidade, foram muito disputados. O espaço previsto em São Jacinto ficou deserto.
O estacionamento para um comboio turístico no Parque dos Remadores Olímpicos, que tinha base de licitação 15000 euros, foi arrematado por 80 mil euros pela empresa Segmento Divertido.
Os dois lugares para veículos motorizados elétricos tipo tuk-tuk no Rossio/Rua João Mendonça, com base de licitação de 10000 euros, foram arrematados por 150200 euros (mais 1400%) pela Aveiro Tuk Tours. O lugar para outro veículo deste género, mas no largo da estação, que tinha como base o valor de 5000 euros, foi conseguido pela mesma empresa, que deu o lance final de 56300 euros (mais 1026%). Em comunicado, a Câmara considera “normais” os valores da hasta pública.
Já o lugar para um tuk-tuk na marginal de São Jacinto, que estava com uma base de licitação de 750 euros, não despertou interesse e ficou deserto. No final da sessão de hoje, que decorreu no Museu de Aveiro/Santa Joana, o vice-presidente da Câmara, Rogério Carlos, disse que ainda não estava definido se seria realizada nova hasta ou outro procedimento para ocupação desta vaga.
A exploração dos circuitos turísticos refere-se a um período de cinco anos, entre 1 de janeiro de 2025 e 31 de dezembro de 2029.
Na sequência da hasta pública anterior, realizada em 2019, a Câmara concessionou dois comboios turísticos e seis tuk-tuks, (cinco na cidade e um em São Jacinto), pelo valor total de 596500 euros. No entanto, devido a dificuldades diversas, nomeadamente as que decorreram da pandemia, vários operadores desistiram da atividade e, atualmente, apenas estão a circular dois tuk-tuks.
A partir de 2025 espera-se que haja mais veículos turísticos em funcionamento no centro da cidade.