O Município de Barcelos vai requalificar a estrada municipal 557, que liga as freguesias de Arcozelo e Tamel S. Veríssimo, onde vai ser construída uma nova ponte para atravessar a ribeira das Pontes. A empreitada, há muito ambicionada pela população, custará cerca de 1,9 milhões de euros aos cofres da autarquia.
Corpo do artigo
A obra foi aprovada na última reunião de Câmara de Barcelos. A nova travessia rodoviária ficará situada a jusante da ponte existente, onde só consegue circular um carro de cada vez. O novo tabuleiro ficará afastado cerca de cinco metros, de forma a manter o acesso à linha de água. A ponte terá um comprimento total de cerca de 17 metros entre eixos de apoios extremos, sendo esses apoios realizados por encontros de betão armado, construídos fora do leito da ribeira.
A largura total da nova travessia será de 9,70 metros, sendo sete metros destinados à faixa de rodagem e bermas e 1,35 metros, de cada lado, destinados a passeios. No que respeita às restantes intervenções de requalificação e de beneficiação das vias rodoviárias de acesso à travessia, que abrange as ruas dos Moreiros, da Igreja e da Galante, em Tamel S. Veríssimo, e, ainda, a Rua da Ponte, em Arcozelo, o programa da intervenção visa a melhoria da comodidade de circulação dos utentes através do alargamento daquelas vias.