Câmara de Beja instala aparelhos portáteis em algumas salas de escola com ar condicionado avariado
O sistema central de climatização do Centro Escolar de Santiago Maior está avariado. Confrontado com a impossibilidade de recuperar na totalidade, o Município de Beja instalou, esta quarta-feira, aparelhos de ar condicionado portáteis no jardim de infância.
Corpo do artigo
Segundo um documento da autarquia dirigida aos pais e encarregados de educação do estabelecimento de ensino, a que o JN teve acesso, esta “é a zona identificada com os maiores arrefecimentos das salas”, justificou a autarca responsável pelo pelouro.
No documento, Maria João Ganhão assegura que, durante o fim de semana, “a Câmara Municipal irá instalar equipamentos portáteis nas restantes 25 salas do Centro Escolar, garantindo as melhores condições de trabalho para todos”, continua o documento.
A autarquia ativou uma equipa técnica especializada para proceder ao diagnóstico e à reparação da avaria. “O sistema de climatização foi parcialmente restabelecido e estão reunidas as condições para que o estabelecimento de ensino continue a funcionar. Estão também a ser estudadas soluções alternativas”, disse ao JN a vereadora com o pelouro da Educação.
Pais manifestam-se à porta da escola
Nesta manhã de quarta-feira, vários encarregados de educação manifestaram-se à porta da escola. Pedro Santos, um deles, reafirmou o contrário da informação da autarquia. “Há vários comunicados da Câmara a dizer que a situação está mitigada, mas a solução do problema passa pela individualização das salas”, afirmou.
Caso a situação não se resolva em definitivo, os pais e encarregados de educação não colocam de parte “um boicote às aulas até a situação estar resolvida”, rematou.