Município de Beja vai investir 1,14 milhões de euros para criar mais arrendamento para famílias jovens.
Corpo do artigo
A Câmara de Beja vai recuperar um edifício, localizado na praça nobre da cidade, a Praça da República, para criar oito habitações destinadas ao arrendamento de famílias jovens. A consignação da empreitada foi feita essa semana e obra custará 1,14 milhões de euros.
A obra do denominado “Edifício das Modas Felício”, terá início no último trimestre do corrente ano e está integrado na Estratégia Local de Habitação de Beja. O prazo para a conclusão da empreitada ascende a 540 dias.
De acordo com o Município de Beja, “concluída a obra, o prédio contará com oito frações de habitação com valores de rendas inferiores aos praticados no mercado”. No piso térreo, “terá três pequenos espaços, que poderão destinar-se ao arrendamento comercial ou a albergar serviços municipais”. Por se tratar de uma zona do Centro Histórico de Beja, a Praça da República, onde se localiza o edifício, vai sofrer alterações na circulação automóvel dada a necessidade de instalação do estaleiro e de uma grua.
Doado há oito anos
O edifício tem frentes para Praça da República e para a Rua dos Mercadores. As obras de recuperação têm início oito anos depois do mesmo ter sido doado ao Município de Beja pelas irmãs Maria Ferreira da Costa Cruz, Elvira, Emília, Francisca e Antónia.
A proposta de doação, aprovada a 3 de agosto de 2016, foi feita pelas herdeiras do prédio “por não poderem suportar as despesas que se impunham à execução das obras de reconversação”.