Câmara de Braga expropria 109 mil m2 de terrenos para evitar cheias no rio Este
O Município de Braga vai requerer à Direção Geral das Autarquias Locais o estatuto de Utilidade Pública para a expropriação de 11 parcelas de terreno, com 109 mil metros quadrados, por 954 mil euros, que se destinam à criação de uma bolsa de retenção de água no rio Este que evite inundações na zona.
Corpo do artigo
A proposta, do vereador do Ambiente Altino Bessa e que será debatida e votada segunda-feira, em reunião de vereadores, visa “a adaptação e reforço da resiliência do corredor ribeirinho do rio Este para minimização dos riscos de inundação na zona de Braga-Este, e consequente diminuição da vulnerabilidade da população, património e atividades económicas existentes na sua proximidade”.
O documento evoca “a magnitude de diversas inundações que, nas primeiras décadas do século XXI, afetaram gravemente a população e as atividades económicas” e anota que há vários edifícios sensíveis da EB1/Jardim de Infância (JI) de Ponte Pedrinha, Junta de Freguesia de Celeirós, Dierum – Educação Infância, JI do Centro Social de Celeirós.