O PS de Braga pediu, na reunião da Assembleia Municipal, que os transportes públicos sejam gratuitos no concelho. Uma proposta que o presidente da Câmara contesta. Se se assim fosse,” não haveria dinheiro para investir”, como sucede, agora, com a compra de 38 novos autocarros elétricos, diz Ricardo Rio.
Corpo do artigo
No uso da palavra, o socialista João Nogueira retomou a proposta apresentada na campanha eleitoral de 2021 pelo candidato à Câmara, Hugo Pires, dizendo que a futura gratituidade do transporte está reforçada em termos de apoios financeiros com os 6,9 milhões de euros que os TUB (Transportes Urbanos de Braga) recebem em receitas oriundas do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária, do Incentiva e da parcela de 20% que os municípios têm de disponibilizar como complemento a essas verbas.
Contactado pelo JN, Ricardo Rio disse que “o Município vem, paulatinamente, a proceder à redução dos tarifários em geral, como sucede para os mais idosos e para os jovens até aos 23 anos, neste caso, uma medida de gratuitidade que implementou muito antes da que o Governo agora decidiu”.
O autarca acrescenta que, “os tarifários são inferiores aos que se praticavam em 2013 quando passou a gerir a Câmara”.
Para Ricardo Rio, o que é importante, nesta área, é investir na qualidade do serviço prestado: “há muitos utentes que, por terem meios, não se importam de pagar, desde que o transporte tenha qualidade”, vincou, acrescentando que há outros que não utilizariam os TUB mesmo que fossem grátis.
Ricardo Rio lembra que os TUB compraram, agora, 38 autocarros elétricos, por 20 milhões, 12 dos quais vindos de programas de apoio, mas têm de pagar, dos seus cofres, mais de oito milhões.