A Câmara de Famalicão vai ceder gratuitamente, a partir do próximo ano letivo, os livros escolares aos alunos do 7º ano de escolaridade. Estão incluídos os livros das disciplinas de Português, Matemática, Língua Estrangeira I e II, História, Geografia, Ciências da Natureza e Física e Química.
Corpo do artigo
A medida abrange cerca de 1500 alunos, segundo anuncia a Autarquia em comunicado, e implica um investimento de 176 euros por cada aluno.
Para além dos manuais para o 7º ano de escolaridade a Câmara Municipal mantém a oferta das fichas de trabalho a cerca de 5000 crianças do 1.º ciclo do ensino básico.
Segundo a Autarquia, no total, o município investe cerca de 400 mil euros em manuais escolares.
No mesmo comunicado a Câmara de Famalicão explica que este apoio surge "depois de o Governo ter assegurado o empréstimo dos manuais ao 1.º e 2.º ciclo". Tal, acrescenta, "abriu caminho" para que o município reinvestisse "a verba destinada à educação" no 7.º ano.
Desde 2001/2002 que a Câmara de Famalicão oferece os manuais do primeiro ciclo, e em 2017/2018, a autarquia cedeu os manuais aos alunos do 5.º e 6.º ano chegando agora ao 3.º ciclo.
"É um investimento fundamental na educação e nas famílias de Vila Nova de Famalicão", afirma o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que caracteriza a medida como "revolucionária".
Adianta o mesmo comunicado que o município disponibiliza ainda uma verba de 10 mil euros para aquisição de livros para o Banco de Livros Escolares, destinado ao empréstimo de manuais a famílias com filhos noutros ciclos de ensino.
"São um conjunto de medidas amigas das famílias, que cumprem um papel social fundamental na fixação das populações e no melhoramento da sua qualidade de vida", acrescenta o autarca.