Câmara de Famalicão oferece manuais escolares a todos os alunos do 1.º ciclo
A Câmara de Famalicão vai oferecer, pelo 13.º ano consecutivo, os manuais escolares a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, num investimento que poderá ascender a 265 mil euros, informou, esta terça-feira, o município.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Câmara acrescenta que foi aprovada, em reunião do executivo, esta terça-feira, a abertura do concurso público para o fornecimento dos manuais.
"A oferta dos manuais escolares a todas as crianças que frequentam o 1.º ciclo ocorrerá pelo 13.º ano consecutivo. A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão foi a primeira autarquia do país a oferecer os livros escolares a todos os alunos daquele grau de ensino, uma decisão inovadora entretanto seguida por outros municípios", sublinha o comunicado.
Citado no comunicado, o presidente da Câmara, Paulo Cunha, refere que esta medida educativa traduz "uma das principais prioridades" da ação governativa municipal, uma vez que contempla "condições indispensáveis para o cumprimento de uma educação universal e gratuita".
"Ao mesmo tempo, é uma medida de grande alcance social, pois diminui os encargos das famílias com as despesas de educação dos seus filhos e ganha redobrada importância no atual contexto de crise", diz ainda o autarca.
Entretanto, a Câmara de Famalicão criou também um Banco de Livros Escolares para os 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário.
O executivo decidiu dar prioridade no acesso a esse banco aos alunos de famílias com mais dificuldades financeiras, dando assim um cariz "mais social" à iniciativa.
De acordo com o regulamento agora aprovado, o segundo lugar no ranking das prioridades será ocupado pelos alunos de famílias que tenham doado livros ao banco.