“Saúde e Alterações Climáticas” é o tema da primeira edição do Congresso CUIDAR, que arrancou esta quinta-feira na Casa das Artes de Felgueiras. Promovido pela Câmara Municipal de Felgueiras, o encontro termina amanhã, dia 23.
Corpo do artigo
Vários especialistas renome das áreas da saúde, da proteção civil e do ambiente, num espaço de reflexão crítica, atual e com uma vasta variedade de perspetivas, participam neste encontro, que tem como principal objetivo promover a reflexão e o debate sobre os desafios que as alterações climáticas representam para a saúde pública, reunindo especialistas, investigadores e profissionais para partilha de conhecimento, experiências e estratégias de adaptação e mitigação.
Com sete painéis dedicados às alterações climáticas e ao seu impacto na saúde pública, o Congresso aborda temáticas como a análise temporal das alterações climáticas e as perspetivas futuras, as projeções de impacto do aquecimento global e as tendências demográficas associadas, bem como as catástrofes climáticas e as suas consequências para a saúde pública. Será ainda discutida a evolução das doenças mais prevalentes em resultado das alterações climáticas, bem como o impacto dos incêndios rurais na saúde e o papel da proteção civil, culminando na reflexão sobre o duplo desafio que representam os incêndios rurais e as alterações climáticas para a saúde pública e os serviços de proteção civil.
O congresso termina com uma ação prática de mass training em suporte básico de vida, aberta aos participantes.