Câmara de Gaia assegura atividades nas férias a quase cinco mil alunos

Alunos do pré-escolar e do 1º ciclo com atividades nas férias a preços reduzidos
José Carmo/Global Imagens
São 4.757 os alunos, do pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico, que participam, este ano, o Gaia Aprende+. Trata-se de um programa, promovido pela Câmara de Gaia, de ocupação das férias escolares.
Corpo do artigo
Segundo um comunicado da Câmara de Gaia, foram 4.757 num universo de 12.687 os alunos, do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, que se inscreveram no programa Gaia Aprende+ para ocupação das férias escolares.
Trata-se de um programa, criado no ano letivo 2016/2017, que tem vindo a receber cada vez mais procura. “O número de inscritos neste programa de férias letivas tem vindo a aumentar significativamente todos os anos, passando de 1.060 em 2019/20 (8,15% dos alunos dos graus de ensino abrangidos) para os 4.757 de 2023/24 (37,5% dos alunos inscritos nas escolas públicas do concelho)”, destaca a Câmara de Gaia, no referido comunicado.
“É uma resposta fundamental para as famílias, e que permite que possam contar com o Gaia Aprende+, programa de escola a tempo inteiro, também nas pausas e férias letivas”, destaca a Autarquia, liderada por Eduardo Vítor Rodrigues.
Até 13 de setembro, ao abrigo do Gaia Aprende+, vão estar a funcionar 22 polos, além de dois destinados a alunos com necessidades especiais. “Cada agrupamento tem um ou mais polos, dinamizados por instituições parceiras, que, em conjunto com o Município, asseguram resposta aos seus alunos”, revela a Câmara de Gaia.
“Além das atividades dentro de cada polo, os dias são preenchidos com saídas que vão das idas à praia a visitas culturais, ou ainda a parques aquáticos, parques naturais, centro de ciência, museus, entre outros. No caso do Gaia Aprende+(i), os alunos usufruem ainda de algumas terapias, numa perspetiva de continuidade com o que ocorre durante o ano letivo”, especifica ainda a Autarquia.
O Gaia Aprende+ Verão funciona entre as 7.30 horas e as 19 horas, com preços que variam entre os 35 e os 45 euros semanais. “Para quatro semanas, o valor situa-se entre 115 e 145 euros, consoante o escalão de ASE. Todos os alunos usufruem de reforço alimentar que é distribuído duas vezes ao dia”, informa a Câmara de Gaia.
Além do Gaia Aprende+ Verão, a Câmara de Gaia vai continuar a assegurar, durante as férias escolares, as refeições aos alunos do escalão da Ação Social Escolar, “estando a ser atualmente servidas mais de 2.500 refeições por dia”.

