
Parque Biológico de Gaia tem mais de mil animais
Rui Oliveira/Global Imagens
A Câmara de Gaia vai comprar mais quatro terrenos, totalizando quase 30 mil m2, para ampliar o Parque Biológico. As parcelas ficam nos lugares de Vilar, de Pombal e de Lijó, em Vilar de Andorinho, e a aquisição representa um investimento municipal de 214 mil euros.
As propostas para a compra serão aprovadas na reunião de Executivo de segunda-feira.
Em novembro, a Autarquia já tinha anunciado a compra da Quinta das Chãs (9620 m2), no Lugar de Menesas, também em Vilar de Andorinho, por 80 mil euros. O terreno permitirá concretizar a ligação do saneamento do espaço verde ao coletor público, colmatando a falta de infraestruturas e evitando a construção de mais fossas séticas naquela área de lazer.
Atualmente, o Parque Biológico de Gaia, onde é possível ver mais de mil animais de 300 espécies, tem 35 hectares e a ambição da Autarquia é ir aumentando essa área. “No futuro, acreditamos que terá 49 a 50 hectares. As aquisições vão acontecendo à medida que os proprietários mostram disponibilidade. Alguns ainda estão a cultivar”, disse o vereador do Ambiente, Valentim Miranda, citado pela Lusa.
A construção de equipamentos para albergar pessoas com deficiência que desejem fazer turismo de natureza é um dos projetos em carteira. O plano de investimentos no Parque Biológico, na ordem dos 1,5 milhões, inclui a renovação da entrada, a remodelação do auditório, a ampliação da área para autocaravanas e uma Escola Ciência Viva. Estão também em curso obras no espaço que visa acolher linces ibéricos. Custam 40 mil euros e devem estar prontas no verão.

