Rui Oliveira, medalha de ouro em ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos de Paris, foi um dos atletas homenageados pela Câmara de Gaia, nesta terça-feira, com a atribuição de medalhas de mérito municipal.
Corpo do artigo
O Município distinguiu com Medalhas de Mérito Municipal - Grau Ouro um conjunto de desportistas e responsáveis do setor.
Além de Rui Oliveira, também "o seu irmão Ivo Oliveira, determinante para o apuramento nacional para aquela competição, Delmino Pereira, atual presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Sandro Baessa, atleta paralímpico também medalhado em Paris, e os árbitros de voleibol José Casanova e Rui Carvalho, presença assídua em olimpíadas, foram as personalidades distinguidas", referiu a autarquia.
"O Município entendeu homenagear um grupo de atletas que, pelo seu trabalho extraordinário, e não apenas ou necessariamente pelo seu resultado final, contribuiu para honrar e dignificar o país e, em particular, o concelho de Vila Nova de Gaia", afirmou o presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues.
"O desporto tem para o concelho uma dupla componente: um enorme orgulho nas vitórias, mas também um enorme orgulho naqueles que poderíamos chamar os que nunca ganham nada, mas ficam ganhos para a sua comunidade local, para o seu desenvolvimento físico e psicológico, para o seu desenvolvimento como cidadãos", acrescentou.