Câmara de Gaia e PSP reforçam meios no apoio a vítimas de violência doméstica

Protocolo foi assinado esta sexta-feira
Foto: Direitos Reservados
Em resultado de um protocolo celebrado, esta sexta-feira, entre a Câmara de Gaia e a PSP, o apoio a vítimas de violência doméstica vai estar concentrado num mesmo espaço e dois agentes da PSP passarão a estar instalados junto à equipa do Gaia Protege+.
Corpo do artigo
Segundo um comunicado, a Câmara de Gaia e a PSP "manifestaram interesse estratégico e recíproco em estreitar laços de cooperação que visam a criação de uma resposta especializada e integrada de apoio à vítima". Esta resposta, que resulta do protocolo assinado esta sexta-feira, "consiste na concentração no mesmo espaço de uma equipa multidisciplinar constituída por técnicos do município e agentes da PSP, para acompanhar a vítima desde a fase da denúncia ao término do processo ou, em casos urgentes, no encaminhamento para uma resposta de emergência".
O Município de Gaia irá "permitir a utilização de um espaço para instalação da equipa multidisciplinar, na Avenida da República (espaço onde funciona o Gaia Protege+), disponibilizando os materiais logísticos necessários para as atividades inerentes ao funcionamento da equipa, quatro computadores ligados à rede RNSI (incluindo a ligação ao Sistema Estratégico de Informações da PSP) e dois lugares de estacionamento".
De recordar que o Gaia Protege+, enquanto Estrutura de Apoio à Vítima, assegura a assistência e acompanhamento a vítimas de violência doméstica ao nível social, psicológico e jurídico de forma gratuita.
Por sua vez, "a PSP irá afetar elementos da sua equipa de apoio à vítima, que será responsável pelo acompanhamento e monitorização do risco no pós-denúncia, no período entre as 8 e as 20 horas, de segunda a sexta-feira". Estes elementos terão, ainda, "a responsabilidade de monitorizar e prevenir a reincidência dos crimes denunciados, elaborando autos de denúncia de quem se desloca à procura de uma resposta integrada e multidisciplinar". Estes agentes poderão deslocar-se quer em viatura da PSP como em viatura municipal.

