
Programa Gaia Cuidador está em vigor desde 2021
Foto: Arquivo
A Câmara de Vila Nova de Gaia garantiu que o Programa de Apoio aos Cuidadores Informais vai manter-se em vigor, sem qualquer alteração, rejeitando as críticas do PS, que acusou o executivo de coligação PSD/CDS-PP/IL de preparar o fim do apoio financeiro a famílias que acompanham pessoas em situação de dependência.
Em comunicado, o município esclarece que as informações recentemente divulgadas "não correspondem à realidade" e sublinha que, "em nenhum momento" esteve em causa a continuidade do programa, considerado essencial para muitas famílias e para quem assume o cuidado diário de pessoas em situação de dependência.
A autarquia reafirma o compromisso com os cuidadores informais, destacando a importância de garantir estabilidade e proximidade nas políticas de apoio social. "Continuaremos a trabalhar com responsabilidade e sentido de missão, colocando sempre as pessoas no centro da ação municipal", refere a nota.
O programa municipal Gaia Cuidador está em vigor desde 2021 e prevê apoio financeiro a cuidadores informais e às pessoas dependentes que acompanham.
A posição da Câmara surge depois de o PS ter acusado a maioria que gere o município de acabar com a medida. O vereador socialista João Paulo Correia falou num "corte, sem avisar os cuidadores e as famílias", e anunciou que iria levar o assunto à reunião de Câmara que decorreu esta segunda-feira.

