A Câmara de Ílhavo decidiu na sua ultima reunião aumentar as taxas pagas pelos utilizadores dos cais dos pescadores da Costa Nova e da Mota e dos operadores do Mercado Municipal da Costa Nova.<br />
Corpo do artigo
Nos cais dos pescadores da Costa Nova e da Mota, a taxa de amarração por cada barco era de cinco euros por mês e vai passar a ser de 45 euros mensais. Os armazéns passam de 60 euros anuais para 90 euros por ano.
Quanto ao Mercado da Costa Nova, os operadores pagam 9,5 euros mensais e irão pagar 11,5 por mês por cada banca, na parte dos géneros e 14,5 mensais para as bancas de peixe e camarão.
O horário do Mercado da Costa Nova, a partir de Outubro também vai ser alterado: está encerrado no período da tarde durante a semana, abrindo apenas durante todo o dia aos fins de semana e feriados.
Estas decisões carecem de aprovação da Assembleia Municipal. Segundo o vereador Paulo Costa trata-se de actualizar taxas que nalguns casos não eram alteradas desde 2001 como é o caso do cais dos pescadores da Costa Nova ou desde 2004 no que se refere ao cais dos pescadores da Mota.
No Mercado da Costa Nova - que no ano passado sofreu obras de remodelação e ampliação - as taxas não eram alteradas desde 2005. As taxas do Museu Marítimo de Ílhavo também foram ajustadas.