Canal foi criado pelo município para receber denúncias relacionadas com incumprimento ético. Maioria referem-se a casos de assédio moral e sexual
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O canal de denúncias do município de Lisboa, criado há quase dois anos para que qualquer pessoa comunique casos de corrupção ou situações ilegais na atividade municipal, recebeu 219 queixas desde dezembro de 2022, revelou ao JN a autarquia. Destas, apenas uma foi remetida ao Ministério Público (MP). O maior volume de casos reportados, no âmbito do objetivo da criação do canal, diz respeito a situações de assédio moral e sexual.
Dos 219 casos denunciados, desde dezembro de 2022 até hoje, 118 foram registados no canal interno (canal utilizado apenas pelos trabalhadores do município) e 101 no externo. Mais de metade, 136, "não se enquadram no âmbito do Canal". As restantes 76 dizem respeito a situações sobre " assédio moral e sexual (43), corrupção e infrações conexas (21), conflitos de interesses (12) e sete estão em fase de análise", adianta o município lisboeta.