A Câmara de Lisboa está a preparar legislação que proíba o consmo de bebidas alcoólicas na rua depois das 23 horas. O objetivo é evitar o consumo na via pública, de forma a diminuir os conflitos entre os estabelecimentos de diversão noturna e o direito ao descanso dos residentes de algumas áreas da capital.
Corpo do artigo
As alterações a introduzir nesta matéria estarão relacionadas com a atividade de espaços comerciais, como os horários dos cafés, bares e lojas, sendo que uma das medidas que está a ser discutida é a proibição da venda de bebidas alcoólicas para o exterior de alguns estabelecimentos após as 23 horas, em determinadas zonas da cidade.
Segundo o jornal "Público", além desta limitação, foram discutidas outras medidas, como uma maior vigilância em relação ao ruído emitido por aparelhos de som em estabelecimentos comerciais, tanto nas esplanadas como no interior.
Será também estudada a proibição da colocação de luzes estroboscópicas para a via pública, bem como uma revisão do regulamento dos horários de funcionamento.
Sofrimento da comunidade
De acordo com a mesma publicação, o anúncio das novas regras foi feito pelo vereador Diogo Moura, na recente reunião descentralizada, realizada para ouvir os munícipes das freguesias da Estrela, de Campo de Ourique e da Misericórdia.
A presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, aproveitou o momento para reforçar o sofrimento da comunidade nos últimos anos, devido à concentração de milhares de pessoas a conviverem e consumirem álcool na rua.