A Câmara Municipal de Matosinhos lançou um concurso público para a construção da linha de metrobus num investimento de 23 milhões de euros, segundo publicação esta segunda-feira em Diário da República. O metrobus vai ligar o mercado municipal à estação dos Verdes, na Maia.
Corpo do artigo
O prazo de execução desta empreitada é de 14 meses e os candidatos têm até ao dia 4 de fevereiro de 2025 para apresentarem as suas propostas.
O metrobus de Matosinhos vai ligar o mercado municipal à estação dos Verdes, na Maia, num total de 10 quilómetros e 11 estações, adiantou a Câmara Municipal, presidida por Luísa Salgueiro.
O metrobus demorará 25 minutos a percorrer os 10 quilómetros; nas horas de ponta, com capacidade para 160 lugares por veículo, sairá de 15 em 15 minutos.
Arrancando do mercado municipal, passará pelo Senhor de Matosinhos, Exponor, Rua Veloso Salgado, MarShopping, Jomar, OPO City, Avenida Mário Brito, aeroporto, Botica e terminará na estação dos Verdes, na Maia.
Destas 11 estações, sete têm conexão com metro ou autocarro.
Este projeto, que abrange os concelhos de Matosinhos e da Maia, tem um investimento de 23 milhões de euros financiados, na totalidade, pelo Fundo para uma Transição Justa.