João Rebelo Martins, piloto de Oliveira de Azeméis que, no ano passado, foi Campeão Sul Africano do SAES, correndo numa equipa luso-moçambicana, foi distinguido com um prémio de reconhecimento ao mérito desportivo, atribuído pela autarquia.
Corpo do artigo
O piloto oliveirense, fazendo equipa com Bruno Campos e Marcos Rodrigues, foi o primeiro português a consegui-lo, tendo sido esse um dos fatores que levou a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis a entregar-lhe o prémio.
"Sempre tive orgulho na minha terra e, desde sempre, levei o nome de Oliveira de Azeméis e de Portugal por esse mundo fora", disse João Rebelo Martins.
O piloto referiu, igualmente, que "os prémios e as vitórias são consequências diretas do trabalho e do empenho na pré-época e no intervalo das corridas. Por isso, mais importante do que ganhar, é a realização do trabalho feito".
O piloto tem já uma longa carreira no desporto motorizado, destacando-se, além do campeonato sul-africano, um terceiro lugar no Rally das Camélias, Troféu KIA, em 2022, tendo sido vice-Campeão 1.6 Caterham Super Seven, em 2020. No ano anterior participou nas 24 Hours of Spa Francorchamps, na Bélgica e, em 2017, foi quarto na geral do Panáfrica Rally – Marrocos, entre outros triunfos.
O reconhecimento ao mérito desportivo decorreu na sala polivalente da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, tendo sido reconhecidos 12 atletas de diversas modalidades, desde as artes marciais, passando pela dança e desportos motorizados.