A Câmara Municipal de Paredes vai avançar com a construção de 24 habitações para arrendamento a custos acessíveis na freguesia de Baltar, que vão permitir alojar cerca de uma centena de pessoas.
Corpo do artigo
O auto de consignação da construção do empreendimento de habitações foi assinado esta quinta-feira, por Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, na rua de São Sebastião, local onde vão ser edificadas as habitações.
A obra, financiada pelo fundo de comparticipação em 2.814.384,09 euros, acrescidos do valor do IVA, do Plano de Recuperação e Resiliência, vai permitir a construção de 24 apartamentos que serão arrendados a preços acessíveis e deverá estar concluída a 30 de junho de 2026.
Na cerimónia, acompanhado do executivo municipal e do presidente da Junta de Freguesia de Baltar, Jorge Coelho, Alexandre Almeida afirmou que pretendem que a obra “avance o quanto antes” e deu nota de que a autarquia está apenas a aguardar financiamento do BEI - Banco Europeu de Investimento “para avançar com mais 117 fogos de habitação social e mais 157 a rendas acessíveis para lançar nos próximos quatro anos”.
“Nós tínhamos poucas habitações sociais para responder às necessidades de habitação no concelho e com estes 274 fogos de habitação poderemos, efetivamente, vir a realojar quase mil pessoas residentes em Paredes”, concluiu o autarca.
No total vão ser construídos 12 apartamentos de tipologia T1, nove de tipologia T2 e três de tipologia T3, que vão acolher cerca de 100 pessoas. Nos próximos quatro anos a autarquia pretende avançar com a construção de mais 274 fogos, 117 para habitação social e 157 para arrendamento acessível.