A Câmara de Valongo lançou, nesta terça-feira, o projeto "Junta-te a círculo da inovação digital", com o objetivo de aumentar o conhecimento e promover a literacia digital entre os trabalhadores municipais.
Corpo do artigo
Na sessão de apresentação, que teve lugar na Oficina da Regueifa e do Biscoito, foram cedidos smartphones com ferramentas digitais a todos os funcionários da Autarquia.
Segundo o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, o projeto surgiu a partir de um desafio lançado pela eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques para a "criação da primeira câmara do país com os funcionários totalmente capacitados para o digital".
"Eu gosto de desafios e fomos analisar. Temos cerca de 1300 funcionários e muita gente já tinha equipamentos, entre dirigentes e chefes de departamentos. Todas as organizações têm uma política para ceder equipamentos, mas, na verdade, a maior parte dos funcionários não tinha acesso. E começamos a perceber que estavam incapacitados digitalmente", afirmou o presidente.
"Já que temos acesso gratuito à internet no centro da cidade, nas escolas e dentro da Câmara, com este equipamento vamos desfrutar das vantagens de sermos capacitados digitalmente", acrescentou.
A sessão contou também com a presença e intervenção de Maria Manuel Leitão Marques. "É um presente ver que um desafio que foi lançado numa conversa não caiu num saco roto e vai chegar à mão de todos", afirmou a eurodeputada.
Nas palavras da também ex-ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, "o conhecimento é um instrumento fundamental de valorização profissional e pessoa. E o digital ajuda no conhecimento e na inclusão". Dessa forma, o programa reflete a crescente necessidade de adaptação da administração pública aos avanços digitais.
"Há três ou quatro anos, a literacia digital era saber ir à internet, escrever um texto ou fazer umas contas, e isso chegava para alguém não se considerar excluído", referiu Maria Manuel Leitão Marques. "Mas hoje é cada vez mais exigente. Saber o que é um algoritmo é fundamental, porque está na nossa vida. É uma forma de decisão automática e temos de estar atualizados para nos defendermos e para usarmos as vantagens do mundo digital", acrescentou.
O projeto vai permitir que todos os funcionários municipais tenham acesso a informações exclusivas relacionadas com a Administração Pública, conteúdos formativos gratuitos, catálogos online da rede de bibliotecas e ao PressReader, para a consulta de revistas e jornais, mediante a inscrição na Biblioteca Municipal de Valongo.