Câmara de Viana aprova obras de 2,5 milhões para abastecimento de água e saneamento
A câmara de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, um projeto de execução de obras de ampliação de redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais no montante de cerca de 2,5 milhões de euros.
Corpo do artigo
Na reunião quinzenal do executivo, foi aprovada uma empreitada que, segundo a autarquia de maioria PS, tem como objetivo ampliar a rede de abastecimento de água em Carreço, cuja cobertura é atualmente de cerca de "17%" e passará a ser "total", após a obra que custará perto de 1,6 milhões de euros.
"O projeto de execução vai permitir criar 22,5 quilómetros de rede nova de abastecimento de água, com 740 ramais de água. Esta obra permitirá um incremento de 835 fogos habitacionais. Atualmente, a acessibilidade física à rede de abastecimento de água na freguesia de Carreço, na área coberta pela Águas do Alto Minho (AdAM), é de 168 fogos habitacionais (17%)", informa a proposta aprovada pelo executivo. Após a intervenção, "a acessibilidade física de Carreço será de 1003 fogos habitacionais, ou seja, a totalidade da freguesia".
Na mesma reunião, foi aprovado o projeto de execução da ampliação da rede de drenagem de águas Residuais em Alvarães e Vila Fria, para "criar 3550 metros de rede nova de saneamento, com criação de ramais que vão permitir ligar 111 habitações, servidos por duas estações elevatórias de águas residuais". Trata-se de uma obra com um custo estimado de 980.722 euros.
Ambos os projetos aprovados vão ser alvo de candidaturas ao Norte 2023 - Ciclo Urbano de Água em Baixa. Segundo a autarquia, atualmente, a cobertura da rede de saneamento no concelho de Viana do Castelo "é de 77,2%, tendo o município o objetivo de alcançar os 85%". E quanto à cobertura da rede de abastecimento de água "é de 97%, tendo o município o objetivo de cobrir todo o concelho".