Câmara de Vila do Conde vai abater quatro pinheiros mansos junto ao Teatro Municipal
A Câmara de Vila do Conde vai abater quatro pinheiros mansos junto ao Teatro Municipal, que vão ser substituídos por três novas árvores e um pequeno jardim. A obra começou ontem e vai custar 60 mil euros.
Corpo do artigo
Na próxima segunda-feira, arranca ainda uma intervenção na avenida do Castelo para requalificar a ciclovia, enquadrar as árvores existentes e criar duas passadeiras sobrelevadas.
“Os relatórios técnicos apontam para a presença de copas desequilibradas, excesso de peso nos ramos (com risco de queda) e raízes expostas, que põe em risco a segurança dos peões e estão a destruir os passeios”, explicou, ao JN, o presidente da Câmara, Vítor Costa, acrescentando que, nalguns casos, galhos e raízes “já chegam aos muros das casas”. A questão, frisa, é portanto técnica e não estética.
Assim, junto ao entroncamento da avenida Dr. João Canavarro e rua Dr. Pereira Júnior, os quatro pinheiros vão ser removidos, mas, no seu lugar, haverá novas árvores, “mais adequadas ao meio urbano, que não comprometam a segurança e a infraestrutura pública” e, aproveitando a largura do passeio, haverá ainda um pequeno jardim.
Na próxima semana, avança ainda a intervenção na avenida do Castelo, entre o Parque de Jogos e a marginal. Vai custar 160 mil euros.
“A ciclovia está toda destruída pelas árvores. Iremos requalificar a ciclovia, criar caldeiras compatíveis com a dimensão das árvores e arranjar os passeios. Haverá um ou outro corte de árvores e duas passadeiras sobrelevadas”, continuou a contar o edil.
A Câmara de Vila do Conde, diz Vítor Costa, tem vindo a intervir nas ruas da cidade, onde há árvores a ameaçar comprometer os passeios. Foi assim nas avenidas Figueiredo Faria e Dr. Artur Cunha Araújo e nas ruas Sónia e Robert Delauny e Dr. António de Andrade. Contas feitas, foram gastos já cerca de 300 mil euros.