A Câmara do Porto só avançará para uma eventual intervenção nas avenidas atlânticas quando estiverem concluídas as obras do metrobus entre a Casa da Música e a Rotunda da Anémona, em Matosinhos, e de construção da Avenida Nun"Álvares.
Corpo do artigo
A Autarquia entende que aqueles projetos "irão provocar um impacto significativo na mobilidade da cidade", pelo que só depois admite debruçar-se sobre mudanças nas avenidas do Brasil e de Montevideu. O metrobus deve ficar pronto em 2025, para a Avenida Nun"Álvares não há prazo.
"Dado que as circunstâncias que levaram ao processo de reorganização do trânsito são alteradas, afigura-se prudente que qualquer intervenção nas avenidas atlânticas seja reavaliada após entrada em funcionamento destes grandes projetos", justificou a Câmara ao jornal Público.
A mudança nas avenidas do Brasil e de Montevideu foi alvo de consulta pública. Mas o projeto, com impacto na ciclovia e nas faixas de rodagem, nunca foi concretizado.