Câmara do Porto bateu recorde de investimento na presidência de Rui Moreira em 2024
Com 84 milhões de euros investidos, o ano de 2024 representou um recorde de investimento nos 12 anos de Rui Moreira à frente da Câmara do Porto, como se verifica pela Prestação de Contas. O Movimento Independente e o PSD votaram favoravelmente o relatório, enquanto CDU e BE deram um parecer negativo. O PS absteve-se.
Corpo do artigo
A maior parte das verbas que ajudaram a este registo significativo foram aplicadas em edifícios, como, por exemplo, a estação de recolha da STCP e o Parque Desportivo de Ramalde. No total gastaram-se 27 milhões de euros nesta área.
Além disso, destacam-se as construções diversas (24,3 milhões) e a habitação (23,9 milhões), como responsáveis por este valor recorde.
Através do relatório de Prestação de Contas de 2024 é também possível observar que se registaram 393 milhões de euros de rendimentos, face aos 323 milhões de euros de gastos, o que resulta num resultado líquido de 69,3 milhões.
Em termos de receita fiscal, verificou-se um saldo positivo de 25,7 milhões de euros, dos quais 14,5 milhões resultam de impostos diretos. Já os restantes 11,2 milhões são de taxas, multas e penalidades (loteamento e obras, taxas turísticas e outros).