Câmara "disponível" para ter mais casas de acolhimento para quem sofre violência doméstica

Foto: Pedro Granadeiro
Autarca do Porto afirmou que são precisos mais recursos para prestar apoio a quem sofre violência doméstica.
Ao visitar, nesta tarde, as instalações do Gabinete de Atendimento e Informação à Vítima (GAIV) da PSP, na esquadra do Bom Pastor, para "fazer o diagnóstico atual do que está a acontecer", o presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, afirmou estar "disponível" para criar, caso seja necessário, mais respostas a nível de alojamento de emergência para vítimas de violência doméstica que têm de abandonar a casa onde residem com o agressor.
"A empresa municipal Domus Social já disponibiliza apartamentos de emergência para circunstâncias temporárias em que haja necessidade de alojar vítimas deste crime. Vamos perceber se é preciso aumentar ou não esse tipo de resposta. Se for, estamos disponíveis para isso", garantiu o autarca, ainda que considere que a resposta existente "já é muito interessante", sendo que a autarquia tem "dois apartamentos, um T3 e um T4, para esta finalidade".
Confrontado, através de uma apresentação do GAIV feita pelo coordenador do gabinete, chefe Fernando Rodrigues, com o facto de ali serem "atendidas mais de mil vítimas anualmente" e de o Porto ser "o segundo distrito onde foram participadas mais denúncias, a seguir a Lisboa", tendo havido "uma ligeira oscilação em relação a 2023, com um aumento de 0,5%", Pedro Duarte disse querer "inverter essa tendência" no concelho.
"Estamos a falar de números ainda absolutamente inaceitáveis enquanto sociedade", observou o social-democrata.
"Espaço próprio"
"Gostávamos de ter mais recursos, porque este crime tem uma relevância muito grande, ainda, na nossa sociedade, para vergonha de todos nós. É evidente que precisamos de mais recursos, a todos os títulos. Gostávamos que este gabinete tivesse ainda melhores condições e um espaço próprio, que não fosse no mesmo edifício de uma esquadra [a 8.ª, do Bom Pastor], por exemplo", referiu o autarca.
