A Câmara Municipal do Porto Santo está a ponderar aplicar uma taxa sobre os automóveis que entram na ilha no período de verão, disse, esta quarta-feira, o presidente da autarquia, Filipe Menezes.
Corpo do artigo
"É preciso repensar a política de levar carros no verão para o Porto Santo", salientou o autarca, que hoje assistiu, no Funchal, à apresentação do Primeiro Relatório de Implementação do Plano de Ação para a Energia Sustentável do Município do Funchal.
Filipe Menezes disse que a aplicação de uma taxa, como medida de proteção ambiental, "deve ser sempre encarada como uma realidade", sobretudo numa pequena ilha em que o número de pessoas e carros quadruplica nos meses de verão.
A decisão da autarquia vai depender, no entanto, de um estudo a ser elaborado pelo Conselho Municipal de Turismo, órgão que vai ser constituído nas próximas semanas. Filipe Menezes quer ouvir as várias sensibilidades antes de tomar a medida.
"Uma ilha que se quer afirmar no plano nacional e internacional ao nível de turismo tem de praticar políticas amigas do ambiente", sublinhou, realçando a importância da consciencialização dos veraneantes para o uso de bicicletas e acessos pedonais em vez de automóveis.
Filipe Menezes classifica de "caos" o que tem acontecido nos últimos verões no centro da pequena cidade de Vila Baleira, capital do Porto Santo, com a chegada em massa de automóveis provenientes da Madeira.
O autarca salientou que a afirmação e preservação do meio ambiente passa, necessariamente, pela "introdução de medidas no sentido de restringir o acesso de carros à ilha".