Câmara do Seixal pede à Transtejo novas ligações fluviais ao Parque das Nações e Barreiro

Câmara do Seixal defende mais carreiras da Transtejo nas horas de maior afluência
Foto: Direitos reservados
A Câmara Municipal do Seixal, que se reuniu com a Transtejo no sentido de alertar para os "constantes incumprimentos de horários e supressões de carreiras", solicitou novas ligações entre o Seixal e o Parque das Nações e Barreiro, para além da existente ao Cais do Sodré. A Transtejo estudou novos percursos, referindo que, em outubro, não houve supressões de carreiras e, em setembro, registou-se um aumento de mais de 12 mil passageiros transportados.
Apesar das explicações da Transtejo, a autarquia considera que "os graves problemas do transporte fluvial na ligação Seixal-Lisboa convertem-se em enormes prejuízos para a população do concelho. Importa referir que as avarias e as indisponibilidades que se têm verificadas na frota traduzem-se em constantes incumprimentos de horários e supressões de carreiras, penalizando, de uma forma inaceitável, os utentes deste meio de transporte", como pode ler-se na nota de Imprensa, divulgado esta terça-feira.
Para o Município, é necessário melhorar a articulação entre a Transtejo e a Carris Metropolitana, a remodelação do cais de embarque e o estudo de novas ligações, como Seixal-Parque das Nações, Seixal-Barreiro e ligações adicionais entre outros concelhos do arco ribeirinho.
"A pedido da autarquia, a administração da Transtejo garantiu que irá fazer uma articulação de horários com a Carris Metropolitana e que efetuará um estudo de procura sobre as novas carreiras propostas, assim como será evidenciada a remodelação total do cais de embarque da Transtejo no Seixal".
O presidente da Câmara, Paulo Silva, considera "fundamental que a Transtejo garanta a manutenção da frota e o reforço dos meios operacionais, de forma a não só pôr fim à supressão de carreiras como ainda aumentar o número de carreiras nas horas de maior afluência".

