PSD ganha autarquia, mas perde maioria absoluta. Chega triplica votação, faz história e conquista dois vereadores.
Corpo do artigo
Andrea Silva tornou-se a primeira mulher a ganhar a presidência da Câmara poveira, mantendo o domínio do PSD, que nos últimos 12 anos teve Aires Pereira ao leme da autarquia. Os sociais-democratas ganharam 11 das 12 freguesias do concelho e recolheram 40,55% dos votos (51,65% há quatro anos), insuficientes para manterem a maioria absoluta ao nível dos vereadores, com quatro mandatos em nove.
Em coligação com o PAN e com o Livre, o PS liderou a "Aliança Poveira", mas o candidato João Trocado da Costa não conseguiu discutir a vitória, acabando a noite com 29,89% dos votos, equivalentes a três mandatos. O Chega cresceu muito relativamente às autárquicas de 2021, triplicando a votação, de 5,51% para 16,36%, o que lhe permitiu eleger dois vereadores, um feito histórico que coloca o partido de André Ventura na vereação pela primeira vez.
Ao fim de 16 anos a trabalhar na Câmara da Póvoa de Varzim, onde era vereadora desde 2009, Andrea Silva chega à presidência e tem como prioridade resolver o problema da habitação, depois de ter assumido nos últimos anos os pelouros da Coesão Social, Recursos Humanos, Modernização Administrativa e Gabinete do Munícipe. Licenciada em Relações Internacionais, Cultura e Política pela Universidade do Minho, foi também líder da estrutura local da JSD e presidente da Concelhia social-democrata.