Câmara vai atribuir selos de qualidade aos guias dos passeios turísticos pedestres

Alguns membros do Executivo da Câmara do Porto realizaram uma visita guiada ao Porto menos procurado
Leonel de Castro/Global Imagens
Depois da Câmara do Porto ter criado o programa municipal de reconhecimento "Confiança Porto", que atribui selos de qualidade ao alojamento local, segue-se agora o reconhecimento dos guias dos passeios turísticos pedestres.
Para o efeito, a Autarquia vai organizar formações destinadas a todos os que realizam passeios turísticos na cidade.
Os interessados devem inscrever-se em confiancaporto.cm-porto.pt
"Esta é uma iniciativa que pretende impulsionar a certificação das designadas 'free walking tours', através de um conjunto de formações gratuitas asseguradas pelo Município", foi explicado.
"Vamos começar a formação assim que tivermos um número mínimo de inscritos, para qualificar mais o nosso destino, e também levarmos para a frente a nossa visão que é tornar o território mais autêntico, assim como as visitas e as experiências dos turistas", referiu, ao JN, a vereadora do Turismo da Câmara do Porto, Catarina Santos Cunha, esta segunda-feira, após a apresentação do projeto, que aconteceu na Faculdade de Belas Artes do Porto.
A autarca salientou que este é "um programa voluntário em que é relevante que as pessoas percebam a importância de serem reconhecidas pelo selo de confiança Porto".
Momentos antes, alguns membros do Executivo, acompanhados por uma comitiva de guias turísticos, foram desde o Mercado do Bolhão até a Avenida Rodrigues de Freitas, percorrendo lugares menos comuns nos roteiros turísticos.
As formações serão dadas por guias credenciados, "porque é importante que aquilo que se mostre não seja só património, mas também a vivência da cidade e outros caminhos, diminuindo a pressão que temos sentido no Centro Histórico", acrescentou Catarina Santos Cunha, admitindo que já possa haver profissionais certificados este verão.
História e novos conteúdos
Nas normas e condições do programa "Confiança Porto", o Município lembra que "uma das tendências que se tem vindo a consolidar nas cidades europeias são os 'free walking tours', uma modalidade de passeios turísticos pedestres pelos principais pontos turísticos das cidades, guiadas, a maior parte das vezes, por pessoas sem carteira profissional e sem conhecimento aprofundado da história da cidade".
Além de pretender assegurar "narrativas que sejam suportadas por critérios de veracidade", a Câmara tem ainda intenção de "valorizar o território na sua globalidade, através da criação de novos conteúdos".
A atribuição de reconhecimento será válida por um período de três anos.
A vereadora do Turismo manifestou a intenção de alargar, no futuro, o selo "a outras áreas de negócio, como a restauração".

