<p>As Câmaras de Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa vão solicitar, em conjunto, ao Ministério da Cultura, a classificação da ponte rodo-ferroviária do Pocinho com base na política do regime de protecção e valorização do património.</p>
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A passagem fazia a ligação das duas margens do rio Douro entre aqueles dois concelhos e a proposta de classificação fundamenta-se no interesse histórico de uma obra centenária e rara e no interesse em ligar a ecopista do Sabor à linha de caminho de ferro do Douro, mantendo assim intacto o espaço-canal permitindo que as gerações futuras optem pela manutenção da ecopista ou pela reintrodução de transporte ferroviário.
Segundo Aires Ferreira, a estrutura da ponte do Pocinho é pouco comum não só no país mas um pouco por toda a Europa, sendo uma obra de engenharia industrial que se poderá transformar em mais um ex-líbris do Douro.
"É importante salvaguardar a ligação da ecopista que ocupa o canal da antiga linha de caminho de ferro do Sabor à linha do Douro, sendo necessária para o bom funcionamento daquele equipamento turístico e de lazer", avança o autarca. A adjudicação da ecopista do Sabor já foi efectuada no troço que liga o concelho de Torre de Moncorvo com os concelhos de Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta. Para já, entrou em fase de preparação uma terceira fase que ligará a vila de Torre de Moncorvo ao Pocinho para ser candidatada a fundos do QREN durante o corrente ano. A ponte do Pocinho foi inaugurada em 4 de Julho de 1909. A construção avançou em Novembro de 1903. Encontra-se encerrada ao tráfego há já alguns anos, por motivos de segurança.