<p>Um camião que transportava vinho branco despistou-se, ontem, ao início da tarde, na A1, e acabou por derramar "alguma carga". Os bombeiros de Torres Novas e Alcanena contiveram o derrame de vinho e de combustível. O condutor ficou ferido.</p>
Corpo do artigo
A GNR garantiu desconhecer ainda as causas que levaram ao despiste de um camião-cisterna, que transportava 27 mil litros de vinho branco. A viatura acabou por tombar de lado e provocar o derrame de vinho, mas também de combustível.
O acidente ocorreu cerca das 13.45 horas, ao quilómetro 102 da auto-estrada do Norte (A1), no sentido sul-norte, muito próximo da área de descanso de Fátima. Segundo fonte do Destacamento de Trânsito da GNR de Leiria, o acidente registou-se no final da subida da Serra de Aire - entre os nós de Torres Novas e Fátima -, quando a auto-estrada passa a ter apenas duas faixas.
A viatura, composta por um tractor e um semi-reboque, tombou para o lado direito, junto à berma, e provocou o derrame de vinho. "A cisterna estava cheia e acabou por sair algum vinho, mas nada de muito grave", esclareceu fonte dos Bombeiros de Torres Novas, admitindo que a principal preocupação, durante as operações, foi a de "conter o derrame de combustível que se verificava". A mesma fonte revelou que a viatura vinha de Almeirim, mas desconhecia para onde se dirigia.
As vias central e mais à direita da A1 estiveram condicionadas ao trânsito até por volta das 16 horas, ocasião em que foram totalmente cortadas. "Houve necessidade de cortar as vias para que fosse feita a trasfega do vinho e para que os reboques pudessem remover o camião", disse fonte da GNR, garantindo que "não se formaram filas de trânsito" naquela zona.
O condutor do veículo sofreu pequenas escoriações, mas não foi assistido no hospital. "Estava bastante agitado e assustado", disse fonte dos bombeiros.
No local estiveram os Voluntários de Torres Novas e de Alcanena, num total de 16 elementos.