Camilo à mesa e sabores de todo o país na Feira de Gastronomia de Vila do Conde
Até 31 de agosto serão dias de sabores de todo o país para provar na 25.ª Feira de Gastronomia de Vila do Conde. Setenta stands com produtos regionais, seis restaurantes, cinco petisqueiras e várias tabernas compõe o certame. Este ano, o restaurante temático "À mesa com Camilo" celebra os 200 anos do nascimento do escritor de "Amor de Predição".
Corpo do artigo
"À mesa com Camilo" resgata receitas dos almoços, jantares ou tertúlias desse período, inspirados nas pormenorizadas narrativas presentes na obra do autor, onde pratos típicos da época e relacionados com os seus romances serão servidos", explica a organização da feira, instalada até ao próximo dia 31 de agosto, nos jardins da Avenida Júlio Graça, em pleno centro de Vila do Conde. O livro "À mesa com Camilo", de Elzira Sá Queiroga, serviu de inspiração ao restaurante, onde serão recriadas muitas das suas receitas.
Nos restantes 11 mil metros quadrados de jardim, há mais cinco restaurantes de outras tantas regiões do país - Trás-os-Montes, Douro Litoral, Alentejo, Alto Tâmega e Barroso e Madeira -, todos com carnes certificadas: arouquesa, barrosã, mirandesa, porco preto alentejano e carne de bovino da Madeira. Depois, há ainda cinco petisqueiras com sopas, pão cozido em forno de lenha, petiscos de carne, peixe e vegetarianos e várias tabernas com cerveja artesanal e vinho a copo das diversas regiões do país.
Pelo 3.º ano consecutivo, a Feira de Gastronomia de Vila do Conde volta a ter showcookings diários, sob a batuta do chef Paulo André, do restaurante "Rio by Paulo André". É um por dia, até 30 de agosto, sempre às 19 horas, com entrada livre.
Estrelas Michelin
Este ano, há chefs com estrelas Michelin e a Melhor Padeira do Mundo entre os convidados. A mestre padeira Elisabete Ferreira, do Pão de Gimonde, Bragança, eleita Melhor Padeira do Mundo em 2024 é um dos destaques. Paulo André (do "Rio by Paulo André") também está na lista, havendo outros nomes que fazem parte do Guia Michelin Portugal: no dia 25, Hugo Rocha, do "Oculto", Vila do Conde (uma estrela Michelin), e, no dia 27, Hugo de Sousa, do "Esperança Verde", Braga (recomendado pelo Guia). As sessões de culinária ao vivo têm sido um autêntico sucesso, atraindo visitantes que se deslocam propositadamente para assistir às demonstrações.
A Feira de Gastronomia de Vila do Conde tem entrada gratuita e funciona todos os dias entre as 17 horas e as 24 horas. Às sextas, sábados e domingos abre às 15 horas. Os restaurantes abrem também à hora do almoço.
O evento é organizado, em parceria, pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde e pela Câmara de Vila do Conde. A par dos atrativos gastronómicos, os organizadores garantem animação diária.