
A Estação Salva-Vidas mais próxima do concelho de Caminha está instalada em Viana do Castelo
Foto: AMN
A instalação de uma Estação Salva-Vidas (ESV) no concelho de Caminha poderá ser uma realidade até ao final de 2026. A informação foi avançada pela presidente de câmara, Liliana Silva (PSD), na reunião do executivo municipal.
"Temos uma forte expectativa de que a estação seja uma realidade no concelho no final deste ano, início do próximo", declarou a autarca.
A necessidade de uma estação salva-vidas na região foi relembrada recentemente aquando do naufrágio, em dezembro, de uma embarcação de pesca entre a ilha da Ínsua e a Barra de Caminha, ao qual sobreviveram dois dos cinco tripulantes.
Uma reivindicação nesse sentido, foi tornada pública por iniciativa do PS, mas, esta quarta-feira, no plenário do executivo, a autarca social-democrata considerou o assunto "extemporâneo para o Governo, pois a estação salva-vidas já estava a ser trabalhada para que existisse aqui no concelho, graças à forte dedicação do Capitão do Porto de Mar". Adiantou que "o projeto de execução para criar a estação salva-vidas já existe" e que aquela autarquia "prestará toda a colaboração necessária e vai ser realizada uma minuta de protocolo entre a DGAM e a Câmara Municipal de Caminha".
As ESV são da responsabilidade a autoridade marítima e, atualmente, a mais próxima do concelho de Caminha, que possui duas comunidades piscatórias (Caminha e Vila Praia de Âncora) está instalada em Viana do Castelo. Mais a sul, existe uma outra que serve a área de Póvoa do Varzim/Vila do Conde.

