Simão, menino de quatro anos de Vila Nova de Gaia, sofre de epilepsia grave e de doenças raras, necessitando de terapias dispendiosas. Para angariar verbas, vai ser organizada uma caminhada no domingo, e as inscrições estão abertas.
Corpo do artigo
A caminhada “Juntos pelo Simãozinho” terá início às 10 horas, no Centro de Reabilitação do Norte (CRN), com um percurso até Senhor da Pedra, em Gaia. As inscrições, que decorrem até esta quarta-feira, custam 10 euros e incluem uma t-shirt, água e uma peça de fruta.
O pagamento é feito por MBWay, através do número 916188252, com indicação do nome do inscrito e tamanho da t-shirt, que pode ser levantada na loja Alecor, nos Carvalhos, ou no dia do evento, no local, onde também serão aceites inscrições para a caminhada. Os interessados em ajudar podem ainda fazer donativos para a conta solidária de Simão, com o NIB 001800035879 624402077 ou por MBWay, através do mesmo contacto.
Com um atraso no desenvolvimento físico e cognitivo e 95% de incapacidade, Simão precisa de terapias intensivas para melhorar. Sem resposta adequada no serviço de saúde público, a alternativa é o recurso a uma clínica privada em Espinho, onde os tratamentos de que o menino precisa custam 2500 euros por mês, um valor que os pais, Teresa e Pedro Alves, não têm como suportar. A este valor acresce uma significativa despesa em fármacos, a qual pode ascender a “150 euros numa semana, quando ele está com crises [de epilepsia]”, refere a mãe, que acompanha Simão nos vários tratamentos que faz.
Para melhorar a grave condição de saúde, o menino precisa de fazer fisioterapia, terapia da fala, terapia ocupacional, método Padovan e cinesioterapia respiratória, uma vez que também padece de problemas a este nível. Sem recursos económicos que permitam fazer face às avultadas despesas, a família apela à ajuda de todos e criou, em janeiro passado, a página de Facebook “Juntos pelo Simãozinho”, para divulgar a causa, abrindo ainda a conta solidária do menino.