A freguesia de Vila Meã, em Amarante, está a organizar uma caminhada solidária em prol de César, um bombeiro voluntário que, após um grave acidente de mota, enfrenta desafios diários para manter a sua qualidade de vida.
Corpo do artigo
No dia 4 de agosto de 2024, a vida de César Pereira mudou drasticamente devido a um acidente em Fregim, Amarante. A motorizada em que seguia colidiu com a traseira de um carro. César sofreu lesões na coluna que o deixaram paraplégico e a família - esposa e duas filhas - sem saber o que fazer.
César enfrenta dificuldades para realizar tarefas básicas, agravadas pelo facto de residir num apartamento no segundo andar sem elevador. Para lhe devolver alguma autonomia, a comunidade está a mobilizar-se para angariar fundos de modo a que seja possível a instalação de um elevador (uma plataforma) e a realização de algumas obras necessárias na habitação. O custo estimado das benfeitorias ultrapassa os 25 mil euros.
A caminhada solidária para angariar a verba está marcada para o próximo domingo, 30 março, um dia depois de César completar 47 anos de vida. O percurso da caminhada estender-se-á por 10 quilómetros, com ponto de partida, às 9 horas, no Largo da Feira, em Ataíde - Vila Meã. Os participantes podem inscrever-se através de um formulário online ou presencialmente no quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã.
“O valor da inscrição, 5 euros, será integralmente revertido para a causa. No local, aqueles que desejarem também poderão fazer doações adicionais”, explica João Machado, do grupo de amigos bombeiros responsável pela organização da iniciativa. O grupo, com o mesmo propósito, já organizou dois concertos.
A organização apela à participação ativa da comunidade. "É um momento para mostrarmos que, juntos, conseguimos fazer a diferença na vida de quem sempre esteve ao nosso lado nos momentos difíceis", acrescenta João Machado.