Henrique Pereira, de 31 anos, saiu de Guimarães a 4 de outubro para uma viagem de 28 mil quilómetros, de forma a tornar-se na primeira pessoa do Mundo a dar uma volta à Europa a pé. Os primeiros 400 já ficaram para trás, com a entrada em Espanha a acontecer esta terça-feira. Pelo caminho vai angariando apoios.
Corpo do artigo
O vimaranense, de 31 anos, quer ser a primeira pessoa a dar a volta ao continente europeu a pé. No início do mês, pôs pernas ao caminho, depois de se demitir do emprego e de se despedir dos amigos, “até daqui a quatro anos”. Levava uma mochila de 12 quilos e contava com poucos apoios à partida, mas encontrou muita gente disposta a ajudá-lo pelo caminho. Na manhã desta terça-feira chegou à fronteira com Espanha, na zona de Campo Maior, depois de caminhar os primeiros 413 quilómetros.
“Tenho encontrado pessoas como o senhor Álvaro e a Dona Maria, numa aldeiazinha, algures no distrito de Viseu. Conheci-os no café da terra e acabei por dormir e jantar na casa deles”, conta Henrique Pereira ao telefone com o JN, no momento em que está ao lado da placa que assinala a entrada em Espanha. Henrique Pereira vai preparado para fazer campismo selvagem se for preciso, mas até agora tem sido muito bem recebido pelas autarquias por onde passa, “com exceção de Castelo Branco”.