O Município de Vila Real anunciou, esta quarta-feira, que o próximo circuito internacional, no verão de 2025, vai contar com uma nova prova internacional e o regresso do Campeonato Portugal Velocidade.
Corpo do artigo
O Executivo liderado por Rui Santos revelou, em comunicado, que "no próximo ano, Vila Real voltará a receber uma competição mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA)". Trata-se de "uma das provas do calendário anual do Kumho FIA TCR World Tour". A autarquia explicou que "este campeonato é o herdeiro do WTCR", extinto em 2022.
O Kumho FIA TCR World Tour vai trazer a Vila Real "alguns dos carros e dos pilotos que deliciaram os aficionados ao longo da última década", nomeadamente neste circuito citadino.
Em 2025, vai regressar à cidade o Campeonato Portugal Velocidade (CPV), onde pontuam "algumas das mais excitantes máquinas e pilotos que disputam provas automobilistas em Portugal e em Espanha".
Além destes dois regressos, Vila Real vai continuar a contar com grelhas do Campeonato Portugal Velocidade Clássicos e também com uma prova de Clássicos Pré-guerra.
Rui Santos, presidente da Câmara Municipal de Vila Real, citado considerou que "felizmente tem sido possível organizar anualmente um evento magnífico, homenageando a grande marca que são as corridas de Vila Real".
Segundo José Silva, da Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real, uma pista urbana "coloca algumas limitações", mas "o colorido e o entusiasmo do público tornam a cidade um local mágico, onde todos querem estar".
Por seu lado, Ni Amorim, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, não escondeu a "satisfação por ter no Circuito Internacional de Vila Real, em 2025, o Kumho FIA TCR World Tour". Disse que é "um campeonato do mundo que proporciona corridas ímpares e que vai abrilhantar uma prova única em Portugal".
Marcello Lotti, presidente da WSC, empresa promotora da prova internacional, disse estar "muito satisfeito por trazer o
Kumho FIA TCR World Tour a Vila Real", já que sabe que o circuito citadino "é um evento perfeitamente organizado que atrai um grande público e é muito popular".
Diogo Ferrão, diretor executivo da Race Ready, promotora do Campeonato de Portugal de Velocidade, mostrou-se entusiasmado com o regresso do seu campeonato a Vila Real. "É uma prova tradicional no seu calendário. A organização fez um grande esforço para dar condições importantes para que equipas possam trabalhar nos fantásticos automóveis que levarão à Capital do Automobilismo de Portugal".
O 54.º Circuito Internacional de Vila Real vai decorrer nos dias 4, 5 e 6 de julho, no ano em que a cidade de Vila Real assinalará o seu centenário.