Sonho lançado no Orçamento Participativo por agrupamento de Cortegaça surpreendeu e cresceu para dar lugar a centro regional.
Corpo do artigo
A semente para o Centro Escutista Regional do Porto, numa área do Buçaquinho, em Ovar, foi lançada num Orçamento Participativo da Câmara vareira em 2015. O então Buçaquinho Scout Camp, candidatado por um caminheiro do Agrupamento 313 - Cortegaça, ficou em segundo lugar e garantiu um investimento de 50 mil euros que permitiu vedar o espaço e construir um anfiteatro ao ar livre. Desde então a ideia foi crescendo. Ao ponto de o espaço já ter recebido eventos nacionais e se preparar para acolher, no próximo ano, cinco mil jovens de todo o Mundo.
O projeto foi apresentado pelo caminheiro Pedro Coelho, porque as propostas não podiam ser apresentados por pessoas coletivas (organizações), mas era “um sonho que tínhamos”, conta a chefe do agrupamento, Susana Pinto, explicando que “Cortegaça tem um conjunto de condições naturais muito favorável ao desenvolvimento de atividades escutistas ao ar livre”. A ideia foi candidatada e o projeto foi aprovado graças a “um trabalho muito intenso do agrupamento na divulgação” e mobilização da comunidade para votar.