Campus do ensino profissional nas antigas instalações da "Cegonheira"
A Câmara de Famalicão, a Escola Profissional Artística do Vale do Ave (Artave) e o Instituto de Formação Artística do Vale do Ave (Inforatis) vão adquirir o complexo industrial da antiga empresa de metalomecânica Cegonheira, para aí construir o Campus do Ensino Profissional e Artístic.
Corpo do artigo
As antigas instalações fabris situadas na Avenida Barão da Trovisqueira custam 850 mil euros, e serão pagas pelas três entidades, cabendo metade do valor total à autarquia. A proposta de aquisição do espaço é discutida esta quinta-feira, em reunião de Câmara.
A Câmara Municipal considera que se trata do "local ideal" para a implantação do campus permitindo aí instalar o Centro para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP). Pois, pretende construir um imóvel para albergar "desde já" o CQEP.
Por outro lado, argumenta na proposta que será apresentada em reunião do executivo, a construção do campus escolar "perpetua a memória da Cegonheira, pela importância que teve no passado" já que faz parte do "património histórico" do concelho.
"Este projeto visa não só satisfazer as necessidades de logística, mas ao mesmo tempo a recuperação/reabilitação do edificado numa zona central da cidade", lê-se na proposta.
De acordo com o mesmo documento, a Artave pretende construir instalações de raiz para a escola de música juntamente com o Instituto de Formação Artística do Vale do Ave.
De acordo com a Câmara de Famalicão, "após consulta a outras instituições de ensino" apenas estas duas "mostraram interesse e condições financeiras" para a aquisição de parte do edifício, em regime de copropriedade com o município.