Canal de São Roque em Aveiro vai crescer e ver nascer museu e hotel ao lado
O canal de São Roque, em Aveiro, vai crescer para norte. A Câmara aprovou, esta quinta-feira, a adjudicação do concurso público da obra, por um preço base de três milhões de euros. Nos terrenos da antiga Vitasal nascerá uma urbanização que inclui três edifícios para habitação, um hotel e um museu de arte contemporânea.
Corpo do artigo
Ribau Esteves, presidente da autarquia, recordou que a obra de extensão do canal estava prevista desde 2007, através de um protocolo firmado com a Vitasal, empresa de sal, que, entretanto, faliu. Mas a Civilria, que adquiriu a massa falida, quer construir nos terrenos em causa uma urbanização, cujo pedido de informação prévia já deu entrada na Câmara.
A obra de prolongamento do canal de São Roque vai permitir, sublinhou o município, “um aumento da capacidade dos canais urbanos, que funcionam como bacia de retenção em situações de chuva intensa e maré alta”, ajudando a evitar cheias. Por outro lado, “tem um papel estruturante” na urbanização planeada , cujas condições gerais foram também ontem aprovadas pelo executivo camarário.