Amadeu Dias, candidato à câmara pela coligação Trofa em Primeiro (PS/PAN/Livre), apresentou, na tarde desta quinta-feira, um conjunto de propostas para apoiar as famílias do concelho. Entre as medidas enunciadas estão o apoio à natalidade e à habitação, assim como a redução dos encargos dos agregados.
Corpo do artigo
"As famílias são o motor do desenvolvimento do nosso concelho, e é urgente garantir que encontram na Trofa condições para permanecer, crescer e projetar aqui o seu futuro", salienta Amadeu Dias, que é vereador da Oposição.
Lembrando o constante aumento do custo de vida, o candidato socialista defende que cabe à autarquia "criar políticas que ofereçam estabilidade e confiança". Quer, por isso, promover a "construção de uma nova rede de creches municipais, garantindo que nenhuma criança fique sem vaga", o que "permitirá apoiar os pais na conciliação entre a vida profissional e familiar". A "atribuição de um cheque-bebé no valor de 500 euros e a garantia de vacinação não contemplada no Plano Nacional de Vacinação" estão entre as medidas que a coligação quer implementar.
É também proposto "o funcionamento alargado das escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo, sem custos para as famílias", assim como a criação do programa Trofa em Férias, com "atividades lúdicas, culturais e desportivas gratuitas para todas as crianças" daqueles ciclos de escolaridade.
A coligação quer ainda criar um "SASU - Serviço de Atendimento de Situações Urgentes, que assegurará uma urgência permanente até às 23 horas nas unidades de saúde familiar do concelho".
A nível fiscal, Amadeu Dias, propõe a redução do IMI e a adesão ao IMI Familiar, com o objetivo de aliviar a carga fiscal das famílias.