Candidato do PS à Câmara de Famalicão quer transformar centro urbano
O candidato do PS à Câmara de Famalicão, Eduardo Oliveira, quer transformar o centro urbano e aí construir um parque de estacionamento subterrâneo, criar zonas verdes e transformar a Casa Senador Sousa Fernandes num espaço cultural com cinema.
Corpo do artigo
O intuito é, segundo o candidato, "trazer de novo a dinâmica comercial e cultural ao centro da cidade". Eduardo Oliveira apresentou um estudo para a reconversão do centro urbano que implica um investimento de 10 milhões de euros.
"Durante décadas, foi aqui que muitos famalicenses vinham fazer as suas compras. Mas hoje, fruto de um planeamento mal pensado - ou, simplesmente, de desleixo -, o nosso centro urbano tornou-se apenas uma memória", apontou o candidato em nota enviada à Imprensa.
O candidato socialista diz que o "centro está abandonado" e que, "onde antes havia árvores e calçada portuguesa, há agora pedra sem vida e de fraca qualidade". "No verão, o calor sufoca. No inverno, a chuva desanima. Sem estacionamento, os clientes afastam-se. Os comerciantes perdem negócio. Os consumidores procuram alternativas nas zonas comerciais da periferia. O centro está abandonado. E até quem nos visita sente isso", declarou.
Uma das preocupações do candidato é "garantir" a economia local, sendo o desenvolvimento económico um dos eixos centrais da sua candidatura. Por isso, quer elaborar e implementar um Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Económico, "um instrumento orientador das prioridades e ações para o desenvolvimento sustentável, competitivo e inovador, ancorado nas competências distintivas e nos recursos singulares do território".
O intuito deste plano é "gerar emprego qualificado, atrair investimento estruturante e fortalecer o tecido empresarial e o ecossistema de inovação".