Do lado do PS, a opção foi pela concentração total nas autárquicas, com o cabeça de lista a ficar fora das indicações para as legislativas.
Corpo do artigo
A Comissão Política Nacional do PSD aprovou, ao princípio desta noite, em Lisboa, as listas de cada círculo eleitoral para as próximas eleições legislativas. Ricardo Araújo, candidato à presidência da Câmara de Guimarães, aparece na segunda posição, no distrito de Braga, onde o PSD elegeu 8 deputados nas eleições de março de 2024.
O cabeça de lista do PS às eleições autárquicas em Guimarães, Ricardo Costa, também era deputado na legislatura anterior, mas não integra as listas para as eleições de 18 de maio. A direção nacional socialista excluiu da indicação para deputados todos os candidatos autárquicos.
Ricardo Araújo afirma que “o partido entendeu que os argumentos que, há um ano atrás, o levaram a propor o seu nome para deputado se mantêm”.
"O PSD achou que era conveniente eu interromper a minha atividade profissional para me poder dedicar a tempo inteiro à atividade política", refere o social-democrata. Ricardo Araújo garante que exerceu o seu cargo como deputado com um “forte foco em Guimarães”.
“Estou muito confiante na candidatura para a autarquia e, vencendo, não me manterei na Assembleia da República”, garante. Repudia acusações de que procura desta forma garantir um lugar remunerado. “Terei todo o gosto em voltar à minha atividade profissional. Sou quadro da EFACEC, onde tenho o contrato suspenso”, referiu.
Ricardo Costa, o candidato do PS, não integrará as listas do partido às legislativas. “Serei candidato à câmara de Guimarães e é nesse combate que estou concentrado”, afirmou o socialista. De resto, Pedro Nuno Santos acabou mesmo por excluir das indicações socialistas todos os candidatos autárquicos.
O concelho de Guimarães coloca dois elementos nos quatro primeiros lugares da lista do PSD por Braga, encabeçada por Hugo Soares, com Emídio Guerreiro a surgir em quarto lugar.