O Centro de Recolha Oficial (CRO) de Animais de Braga vai suspender temporariamente os processos de adoção durante a época natalícia, concretamente entre os dias 14 de dezembro e 5 de janeiro, para “prevenir decisões impulsivas” na hora de adotar um animal.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Câmara de Braga refere que esta medida, que já tem vindo a ser aplicada ao longo dos anos anteriores, “tem como principal objetivo a promoção de adoções conscientes” e “surge da necessidade de prevenir decisões impulsivas muitas vezes motivadas pelo contexto festivo e que frequentemente resultam em devoluções ou abandonos”.
“A quadra natalícia é tradicionalmente associada a gestos simbólicos de oferecer presentes, no entanto, a adoção de um animal deve ser uma decisão ponderada e responsável, considerando que implica um compromisso de longo prazo com o bem-estar e os cuidados do animal adotado”, realça a autarquia.
Ao suspender os processos de adoção durante este período, o CRO de Braga pretende “sensibilizar a população para a importância de adotar com plena consciência das responsabilidades associadas e evitar que a quadra festiva, marcada pela efemeridade dos presentes, comprometa o futuro de animais adotados de forma impulsiva”.
“Ao longo do ano, o CRO de Braga tem trabalhado ativamente na promoção da adoção responsável e na divulgação de boas práticas relacionadas com os cuidados dos animais de estimação e esta ação pretende reforçar a sensibilização da comunidade sobre a adoção responsável de animais de companhia”, sublinha.
Embora os processos de adoção estejam interrompidos temporariamente, o CRO “continuará em funcionamento com a prestação dos cuidados diários aos animais acolhidos e as atividades normais serão retomadas a partir do dia 6 de janeiro de 2025, altura em que os interessados poderão novamente agendar visitas e dar início ao processo de adoção”.