O município de Cantanhede está a desenvolver um projeto de investimento para valorizar a praia fluvial de Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima.
Corpo do artigo
Trata-se de "uma aposta em termos ambientais e turísticos", nas palavras da presidente da Câmara, Helena Teodósio. O objetivo passa por "valorizar o património natural e afirmar o concelho e a região como um destino de excelência".
O projeto tem uma primeira fase avaliada em cerca de 850 mil euros e um valor global de quatro milhões de euros. No primeiro período estão previstas alterações, como a ampliação da praia e do parque de lazer, a criação de zonas pedonais, de passadiços de madeira e de zonas de observação e uma nova piscina para crianças com ligação à piscina atual.
Apesar de Cantanhede ter duas praias de mar, Helena Teodósio considera que a aposta nas fluviais também é importante. Para a autarca, praias como a existente nos Olhos da Fervença atraem muitas famílias, uma vez que "podem estar sem perigos num plano de água com as suas crianças, ao mesmo tempo que estão a usufruir da natureza" num espaço "muito vocacionado para os convívios".
Eventos atrativos
A presidente do município lembra a existência de eventos como a Festa do Tremoço e das Rotas do Tremoço, da Vinha e da Pedra como potenciadores turísticos. A Autarquia pretende ainda a recuperação da Rota dos Moinhos para aumentar a atratividade do local. Helena Teodósio realça, por fim, as "25 feiras gastronómicas só no concelho de Cantanhede" como mais um motivo para a atração de visitantes.
Segundo os indicadores apontados pelo concelho, a praia de Olhos da Fervença tem cerca de 160 mil utilizadores por ano. Com o desenvolvimento do projeto, a Autarquia pretende chegar às 200 mil visitas em 2022 e às 300 mil em 2023. Helena Teodósio realça, para esse efeito, a localização e os bons acessos de Cantanhede, que é cruzada por três autoestradas (A1, A14 e A17).
A Autarquia pretende que a requalificação nunca impeça o usufruto da praia fluvial. A presidente da Câmara diz que é necessário "fazer as intervenções mais pesadas durante a época baixa para que não haja obstrução ao acesso", pelo que as grandes alterações da primeira fase estão previstas para o próximo inverno. O projeto foi apresentado no âmbito do programa de conservação do Portugal 2020.
Acessibilidades
Com recurso a verbas próprias, a Autarquia está a desenvolver esforços para adquirir vários terrenos junto à praia fluvial com o objetivo de aumentar a oferta de estacionamento.
Ciclovias
A sustentabilidade também está presente numa aposta da Autarquia no aumento de percursos de bicicleta. Atualmente, está prevista a ligação à Rede Europeia de Ciclovias.
Festa do Tremoço
A feira anual é um dos maiores eventos da freguesia de Cadima. Em 2018, a praia de Olhos da Fervença recebeu cerca de oito mil pessoas em apenas dois dias de festa.