Um cão chamado Léo começou, esta quinta-feira, a realizar visitas semanais às crianças internadas no Hospital de Braga, ao abrigo de uma parceria entre a Unidade Local de Saúde (ULS) e a Associação Ânimas, no seguimento de projetos idênticos existentes noutros locais.
Corpo do artigo
De acordo com a ULS de Braga, a primeira visita decorreu ainda durante a manhã desta quinta-feira, dia em que a parceria foi formalizada com o propósito de “proporcionar momentos de alegria e bem-estar às crianças e jovens durante o seu período de internamento”.
“Inspirados por iniciativas semelhantes que têm demonstrado impactos positivos no ambiente hospitalar, as visitas semanais do cão Léo são organizadas com o objetivo de oferecer um suporte emocional adicional aos pequenos pacientes”, refere, em comunicado, a ULS de Braga.
Para a administração hospitalar, “a presença do Léo não só contribui para melhorar o estado de espírito das crianças, mas também para criar um ambiente acolhedor e familiar dentro das instalações hospitalares”.
As visitas são coordenadas pela equipa de saúde pediátrica do Hospital de Braga, “garantindo que cada interação seja segura e benéfica para as crianças”.
“A ULS Braga reconhece os resultados positivos que estas visitas têm alcançado noutros parceiros e prevê um impacto positivo do projeto nesta instituição. Além disso, assegura que continuará a expandir iniciativas que promovam o bem-estar e a recuperação das crianças internadas, reafirmando o seu compromisso com a excelência no cuidado de saúde”, conclui o comunicado.