A capela de Nossa Senhora da Aflição, em Branzelo, Gondomar, será reabilitada após ter ficado destruída nos fogos que assolaram Portugal, no verão. A inauguração da histórica capela está prevista para 7 de setembro, aquando da procissão anual da padroeira.
Corpo do artigo
Os incêndios, que ocorreram em Portugal, em setembro do ano passado, destruíram a capela de Nossa Senhora da Aflição, causando danos também na área envolvente. O local emblemático, enraizado na identidade cultural da comunidade, será agora recuperado num esforço conjunto entre a Imamat Ismaili, a Igreja Católica e as autoridades portuguesas, que pretendem preservar o património cultural e fortalecer as relações inter-religiosas.
O acordo para a reabilitação da capela será assinado, esta terça-feira de manhã, em Lisboa, entre o Imamat Ismaili, a Câmara Municipal de Gondomar, a Paróquia de Melres e Medas e a família proprietária do terreno. O projeto de recuperação será liderado pelo Fundo Aga Khan para a Cultura, presidido pelo líder dos ismaelitas e que promove o debate acerca do patromónio cultural, em colaboração com as restantes instituições.
A inauguração da capela está prevista para o dia 7 de sembro, data que coincide com a procissão anual de Nossa Senhora da Aflição.